Guias Passo a Passo - Como Exportar

Exportando sem complicação

Todos os trâmites e procedimentos necessários no processo de exportação criam muitas vezes barreiras na expansão das empresas, mas nós lhe ajudamos neste processo de forma muito prática e fácil.

Embora reunimos aqui neste espaço vários guias e referências que mostram todo o procedimento, queremos deixar claro que com a Rota Sul Assessoria em Comércio Exterior você não precisará se preocupar com isso, pois cuidaremos de tudo dando toda a orientação necessária durante o processo.

Resumindo os passos...

1º Passo

Preparar a empresa. Efetuar o registro de exportador

2º Passo

Selecionar um canal para a exportação dos produtos. Caso a exportação não seja direta, a empresa poderá utilizar consórcios de exportação, tradings companies, agentes de comércio exterior, empresas comerciais exportadoras etc.

3º Passo

Identificar os mercados. Estabelecer contato com compradores (importadores) no exterior. Ao identificar o importador, fornecer informações sobre quantidade disponível, aspectos técnicos, condições de venda, prazo de entrega e preço unitário da mercadoria.

4º Passo

Análise de mercado para avaliar a viabilidade da exportação. Uma vez identificado o mercado a empresa deve efetuar uma análise com relação a preços praticados no país, diferenças cambiais, nível de demanda, sazonalidades, embalagens, exigências técnicas e sanitárias, custo de transporte, e outras informações que influenciarão a operação.

5º Passo

Contato inicial com o importador. Identificado o cliente, é imprescindível que seja enviado a ele o maior número possível de informações sobre o produto, pode-se utilizar catálogo, lista de preços, amostra.

6º Passo

Confirmado o fechamento do negócio, o exportador deve formalizar a negociação enviando uma fatura pró-forma. Não existe um modelo de fatura pró-forma. Nela devem constar informações sobre o importador e o exportador, descrição da mercadoria, peso líquido e bruto, quantidade e preço unitário e total, condição de venda e modalidade de pagamento, meio de transporte, e tipo de embalagem.

7º Passo

Caso não haja mercadoria em estoque o exportador deve-se agilizar a produção, atenta às questões como controle de qualidade, embalagem, rotulagem e marcação de volumes.

8º Passo

Confirmação da carta de crédito. Embora haja outras formas de pagamento, o grau de segurança oferecido pela modalidade carta de crédito torna o instrumento o mais utilizado no comércio internacional. O exportador deverá pedir ao importador a abertura da carta de crédito. Ao final do processo o banco enviará cópia ao exportador.

9º Passo

O exportador deverá providenciar a emissão dos documentos de exportação ou embarque.

Documentos necessários para circulação da mercadoria no país de origem:

  • nota fiscal
  • certificados adicionais, quando necessários

Documentos necessários para o embarque ao exterior:

  • romaneio de embarque
  • nota fiscal
  • registro de exportação
  • certificados
  • conhecimento de embarque (emitido após o embarque)
  • romaneio de embarque

10º Passo

Efetuar a contratação da operação de câmbio, ou seja, negociar com a instituição financeira autorizada o pagamento em reais ou a conversão da moeda estrangeira recebida pela aquisição das mercadorias exportadas. Esta operação é formalizada mediante um contrato de câmbio.

11º Passo

Embarque da mercadoria e despacho aduaneiro. Após todos estes procedimentos deverá ser efetuado o embarque da mercadoria e desembaraço na Aduana (alfândega). O embarque aéreo ou marítimo da mercadoria é efetuado por agentes aduaneiros mediante o pagamento da taxa de capatazia.

O embarque rodoviário é efetuado no próprio estabelecimento do produtor, ou em local pré-estabelecido pelo importador.

A liberação da mercadoria para embarque é feita mediante a verificação física e documental realizadas por agentes da Receita Federal nos terminais aduaneiros. Todas as etapas do despacho aduaneiro são feitas através do Siscomex.

12º Passo

Preparação dos documentos pós embarque

Documentos para negociação junto ao Banco (pagamento):

  • Fatura comercial
  • Conhecimento de embarque
  • Letra cambial ou saque
  • Carta de crédito (original)
  • Fatura e/ou visto consular
  • Certificados adicionais (quando necessário)
  • Apólice ou certificado de seguro (caso a condição seja CIF)
  • Borderô ou carta de entrega

Documentos contábeis (arquivamento)

  • Fatura comercial
  • Conhecimento de embarque
  • Nota fiscal
  • Apólice ou certificado de seguro
  • Contrato de câmbio

13º Passo

Apresentação dos documentos ao banco do importador. No caso da operação ter sido efetuada com carta de crédito deve-se apresentar ao banco indicado pelo importador os documentos que comprovem que a transação foi efetuada conforme combinado.

14º Passo

Liquidação do câmbio. Após a transferência para o banco do exportador deverá ser feita a liquidação do câmbio conforme as condições descritas no contrato de câmbio. O recebimento deverá ser em R$ (reais).

 
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